Plataforma White Label:
O modelo de negócios white label acontece quando um produto de software licenciado já pronto, desenvolvido por uma empresa, é remarcado por outra para fazer com que pareça próprio. O mecanismo parece claro, mas o que white label significa nos negócios hoje?
Inicialmente, o White Label era usado para definir a estratégia do varejo de comprar produtos de um fornecedor e embalá-lo com uma marca própria para revenda a um cliente final. No entanto, com a evolução dos produtos digitais, o termo foi ampliado para o mercado tecnológico.
Nesse caso, o white label está ligado às soluções de software padrão, que são "embaladas" com a cara de uma empresa para que usuários e clientes dessa última possam utilizá-la como uma solução própria. A empresa que compra o software poderá ter seu logotipo e marcas registradas nele, mas o IP do software é propriedade da empresa desenvolvedora.
Como Nossa Plataforma Funciona No Modelo White Label?
Fornecemos toda a tecnologia, infraestruturua, conhecimento know how para que nosso parceiro possa realizar as vendas sem necessidade de realizar altos investimentos.
Poucas empresas podem pagar o desenvolvimento de soluções próprias do zero. O uso de um software pronto permite aos parceiros lançar sua própria marca com base na tecnologia existente, levando em consideração todos os elevados padrões e novidades do setor.
Todos os problemas técnicos associados ao desenvolvimento da plataforma White Label, bem como suporte e manutenção adicionais, correm totalmente por nossa responsabilidade para que o parceiro consiga realizar as vendas com tranquilidade. Como resultado, a marca recebe o produto que é feito de acordo com os requisitos técnicos definidos antes da implementação.
Na prática, o modelo de negócios White Label funciona bem para empresas em diferentes setores. Economizar dinheiro, tempo e gerenciamento de plataforma técnica não são os únicos motivos pelos quais você pode querer lançar sua própria plataforma. A solução White Label é frequentemente desenvolvida por uma série de razões menos óbvias:
A empresa pretende se concentrar principalmente na construção da marca ou no desenvolvimento de estratégias inovadoras de atendimento ao cliente;
A produção requer um registro ou licença especial;
A empresa pretende implantar uma solução única que seja mais bem ajustada aos propósitos da marca, objetivos, processo de atendimento ao cliente etc;
A marca deseja ver características técnicas específicas que não podem ser encontradas em nenhuma outra plataforma;
A marca quer entrar em um novo mercado e vencer a concorrência no novo segmento e tem uma visão de como capturar seu objetivo aplicando uma tecnologia única;
A empresa não quer colocar a qualidade em risco ao desenvolver a nova plataforma e simplesmente adquire tecnologia que sua equipe experimentou e gostou antes.
Quais os benefícios de uma solução White Label?
Se você ainda não tem certeza se uma solução White Label é o certo para sua empresa, considere estes pontos:
É rápido e fácil. As soluções White Label, geralmente, são totalmente integradas e prontas para uso, o que torna o branding muito fácil.
É uma ótima oportunidade para empresas que querem adicionar novos recursos que tragam mais valor para o cliente final;
Mantém seus clientes felizes.
Todo consumidor, quando procura uma empresa, está em busca da solução para algum problema. Ao optar pelo White Label, você poderá oferecer a eles de maneira rápida uma solução que resolva suas dores, antes que eles procurem essa solução em outro lugar;
Economiza tempo e dinheiro. À primeira vista, uma solução totalmente construída para sua empresa pode parecer a melhor opção.
No entanto, na maioria das vezes, o esforço inviabiliza a construção de uma solução exclusiva, trazendo mais desgaste do que benefícios. Quando o tempo é essencial e você precisa ser rápido, investir em uma solução existente pode ser mais econômico no final;
Foco no core business. Construir um produto digital moderno pode não ser a especialidade da sua empresa. Investir em um projeto desse, portanto, exigiria recursos humanos caros e que podem não existir no quadro atual do negócio. As soluções White Label permitem que você confie o desenvolvimento da solução em especialistas no assunto, enquanto você foca no que importa — o core business da sua empresa.
Para a maioria das empresas, o White Label é uma das maneiras mais eficientes de adicionar mais ofertas ao seu portfólio, entrar em um novo mercado ou expandir e capitalizar serviços adicionais que eles ainda não oferecem.
Criação de projeto, implementação e teste de software para uso interno ou externo requer muito planejamento e tempo. Em vez de investir tempo e dinheiro construindo o software do zero, as empresas geralmente podem obter uma plataforma de software White Label totalmente funcional e comprovada em pouco tempo, com muito menos investimento de capital.
Se você não tem tempo, recursos ou conjunto de habilidades para projetar e construir uma solução personalizada, o White Label é provavelmente a melhor estratégia para atingir seus objetivos de software.