Quais as responsabilidades dos Controladores?

Quais as responsabilidades dos Controladores?

Se a sua empresa está se adaptando à nova Lei Geral de Proteção de Dados, então certamente você precisará contratar um Controlador.

Esse é um dos cargos mais importantes para o setor de tecnologia, sendo, inclusive uma obrigação da LGPD. Por isso, é fundamental conhecer mais sobre essa função e quais suas responsabilidades.

Confira as principais atividades do Controlador dentro da empresa, para cumprir devidamente as normas da lei e não ter problemas no quadro de funcionários:

Chefe de operações

A princípio, a função mais importante do Controlador é como chefe de operações dentro da empresa.

Esse profissional será o responsável por todo o controle do tratamento de dados, e suas diversas etapas, desde a coleta, manipulação, armazenamento e descarte de eventuais informações.

Nesse caso, o Controlador atua como supervisor técnico, e também como o diretor das operações que acontecem dentro da empresa.

Ele deverá orientar os demais funcionários, e estar no controle de todo o tratamento, bem como das plataformas utilizadas e tudo que envolver a coleta de dados de usuários.

Basicamente, o Controlador é o cargo de mais alto nível dentro do setor de Tecnologia. Inclusive, é recomendável contratar esse funcionário para começar a se adaptar à LGPD. Isso porque ele, como especialista, poderá orientar quanto a todas as mudanças necessárias.

O Controlador pode ser uma pessoa física ou jurídica. Ou seja, um responsável ou uma empresa terceirizada para fazer o serviço.

 

Treinamento de operadores

Além de ser chefe de operações, o Controlador também atua como chefe da equipe de operadores, outro cargo obrigatório determinado pela LGPD.

Nesse caso, é função desse responsável realizar o treinamento de toda a equipe de colaboradores, de modo que eles possam cumprir as normas da lei de maneira eficiente.

Além disso, o Controlador também determina quais as atividades que os operadores devem fazer. Por exemplo, focar no tratamento dos dados, ou na coleta, de modo que se torna responsável por orientar cada uma das funções individualmente também.

Caso ocorram incidentes de vazamento ou roubo de dados, por exemplo, o Controlador irá responder pelos operadores na devida prestação de contas, seja para a empresa ou para os órgãos superiores.

Por fim, para propor um treinamento mais eficiente e completo, o Controlador tem a liberdade de organizar eventos e campanhas de capacitação como achar conveniente, inclusive para outros funcionários além dos operadores de tecnologia.

Responder à ANPD

Por fim, como mencionado, o Controlador responde pela sua equipe no caso de incidentes que envolvam dados dos usuários.

Assim, é obrigação desse cargo se dirigir à Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) quando for necessário.

Essa comunicação é fundamental em diversos momentos, como auditoriais, fiscalizações ou vistorias.

Além disso, a ANPD é a responsável direta pela verificação da LGPD nas empresas, e, uma vez que o Controlador é o diretor de operações que deve garantir a plena execução da lei, ele também está suscetível a responder para o órgão.

Como é possível perceber, o Controlador possui um cargo de extrema importância para a empresa seguir todas as normas da LGPD. Assim, além de ser obrigatório, contratar esse profissional o quanto antes também ajudará a sua empresa a se adaptar mais facilmente.